Academia do Aprendiz

Há Doze Anos Desenvolvendo Habilidades de Alta Performance

Áreas do Site

Categoria: Superando Limites

Razão X Emoção

Nossa inteligência emocional foi desenvolvida de forma natural ao longo de milhões de anos de evolução, operando como um sofisticado sistema interno de orientação e proteção. Assim, quando nos deparamos com um perigo iminente, imediatamente nosso sistema emocional induz o corpo a produzir adrenalina e outras substâncias que nos colocam em prontidão, para a fuga ou para o combate.
O homem primitivo, desprovido do raciocínio lógico e dedutivo, reagia sempre de forma emocional. Isso foi, por muito tempo, uma questão de sobrevivência, tendo em vista os perigos iminentes defrontados diante dos imprevistos da vida. No entanto, a partir da aquisição da razão, fomos internalizando o processo das reações emocionais e agindo de forma mais analítica.
Continue lendo...

Mudança de Hábitos

A sua energia emocional concentrada no medo pode transformar sua vida num verdadeiro inferno.

Shakespeare já dizia que o céu e o inferno são criados pela mente.

Existem alguns medos que são até benéficos e se traduzem numa defesa natural do ser contra as agressões internas e externas. O problema é quando isso se transforma em algo crônico e passa a ocupar grande parte dos pensamentos diários.

O medo é algo como uma doença progressiva que vai se intensificando quando alimentado. E, geralmente os fatores externos a que estamos submetidos no nosso âmbito social nutrem  esse sentimento de maneira constante e progressiva.

O paradigma atual é difícil de sr superado mediante fatores externos desfavoráveis. Quando se vive cercado pela pobreza por exemplo, Continue lendo...

Desapego Que Liberta

O apego é um dos fatores que mais traz dor e sofrimento. Por isso, é necessário aprender a cultivar um sentimento de autoestima e autoconfiança capaz de nos libertar das amarras desse sentimento inferior que deteriora a alma. Pratique o desapego com frequência, tomando consciência de que todas as coisas vem e vão, deixando apenas o aprendizado como fator de evolução e aperfeiçoamento pessoal.
Somos resultantes de uma sociedade egoísta que vê na posse um fator de segurança. Por isso sofremos, já que apesar de tanto esforço, não podemos controlar tudo à nossa volta. Tal tentativa só vã só gera frustração, sofrimento e dor. Então; desapega!
O apego sempre gera bloqueio, estagnação e perda porque dissipa enorme quantidade de sua Continue lendo...

Reconheça Seu Valor e Conquiste Tudo

valor

O valor que você dá a si mesmo se transforma num vaso hermético capaz de recolher da vida qualquer coisa, boa ou má, grande ou pequena.

Tudo o que experimentamos representa uma projeção das nossas crenças, hábitos e convicções. Por conta disso, muitos estudiosos da Lei da Atração costumam dizer que somos cem por cento responsáveis por tudo o que acontece em nossa vida. Não gosto muito dessa visão por achá-la um pouco drástica, tendo em vista que muito do que somos se processa a nível inconsciente, de acordo com padrões implantados por função de fatores externos além do nosso controle.

Embora tudo o que vem de fora precise ser internalizado, nem sempre estamos aptos a filtrar tudo o que nos bombardeia. Assim, colhemos não apenas o que Continue lendo...

Sonhos Estratégicos

sonhos

Vivencie seus sonhos com emoção. Não custa nada, dá prazer e produz resultados surpreendentes.

Os sonhadores realizadores têm características específicas. Geralmente são pessoas que, de forma metódica ou acidental, aprenderam a conciliar razão e emoção. Ou seja: elaboram um plano prático sem abir mão da força da imaginação e da vontade.

Segundo o Aurélio sonhar significa desejar ardentemente; ter como ideal, idealizar, ansiar, aspirar, almejar… O mesmo dicionário ainda caracteriza o ato de sonhar da seguinte maneira: fazer castelos no ar, fantasiar, alimentar ilusões, quimeras, utopias…

Para que os nossos sonhos entrem na primeira categoria acima citada é preciso torná-los nítidos através de técnicas que lhes deem consistência. Continue lendo...

Viva o Seu Caminho de Luz

Reformule e viva o seu próprio caminho de luz único, distinto e inconfundível.

Não se deixe confundir por pessoas que acham que o único rumo certo é o que elas escolheram, baseadas em preceitos dogmáticos, desfocados da verdadeira realidade da vida que é a mudança dinâmica, contínua e imprevisível.

Nunca existiu, não há e jamais haverá um caminho pronto para ser seguido. A vida é como uma floresta virgem a ser desbravada por sua própria força de vontade. Obviamente, você encontrará muitos pseudo-sábios que se oferecerão para ajudá-lo, mostrando um caminho “seguro”, com um destino predeterminado e “certo”. Mas, cuidado, isso tiraria sua maior fonte de felicidade: Continue lendo...

Como Lidar Com o Sabotador Interior

sabotador interior

Precisamos encontrar formas de burlar o sabotador interior que insiste em preservar o nosso estado atual de consciência.

O nosso inconsciente compõe-se impressões internalizadas ao longo de toda a vida. Daí surgem os bloqueios, os traumas, as crenças limitantes e os medos. Dentre tantos fatores negativos que afloram desse nível, talvez o mais nocivo seja a autossabotagem. Essa força interior representada por nosso “eu inferior”, é chamada por muitos de: sabotador interior.

A autossabotagem é a incrível capacidade que temos em inventar desculpas para permanecer onde estamos. Dessa forma, nos convencemos de que é melhor que tudo fique como está porque “inconscientemente” não queremos sair da atual zona de conforto.

Todos nós Continue lendo...

Amplie seu Potencial

Conhece-te e evolua, de vítima a senhor do seu próprio destino

Todos os artigos que escrevo para A Casa do Aprendiz visam a reconquista da autonomia perdida, sob a perspectiva das Leis Universais, desmistificando o processo da vida para que cada um encontre o guru dentro de si mesmo. Na verdade, todo aprendiz sabe que o caminho para a evolução espiritual consiste em encontrar o Mestre Interno ou “o Cristo Interior”.

A magia que envolvia a aura de grandes mestres como Jesus e Buda consistia na consciência de soberania do Eu Interior sobre o mundo externo. Tinham personalidade forte e exerciam a autonomia na condução de suas vidas. Por isso, sobressaíram-se às massas, tornando-se guias iluminados da humanidade.

Você também pode aprender a dominar Continue lendo...

Crenças Que Limitam

O homem é um ser de hábitos e tudo o que é ou deixa de ser, tem uma profunda relação com o paradigma estabelecido em sua consciência mediante a adoção – ativa ou passiva – de costumes e crenças. Apesar do condicionamento inicial incutido pelo meio familiar e social, na fase adulta qualquer um poderia readequar tais hábitos de acordo com a sua vontade. Digo “poderia” porque nem sempre isso é tão fácil, visto que tudo o que assimilamos mentalmente ao longo dos anos, cria raízes profundas.
Recentemente li pela terceira vez o livro A Lei do Triunfo, de Napoleon Hill, tendo por objetivo a coleta de informações valiosas para auxiliar na elaboração dos treinamentos online que veiculo na Casa do Aprendiz. E, mais uma vez pude comprovar Continue lendo...

Realize Seus Sonhos

Sonhe sempre. Nunca deixe de sonhar e você será sempre um vencedor.
Todos nós temos sonhos e ideais grandiosos. Sonhamos com a vitória, com o sucesso e a realização de nosso projeto de vida. Do ponto de vista do aprendiz, isso é absolutamente natural e está em consonância com as Leis Universais, já que o objetivo primordial do cosmos é a expansão em todos os sentidos. Partindo desse pressuposto, podemos deduzir facilmente que tudo o que sonhamos é realizável porque não existe nada que seja impossível para o Grande Sonhador que moldou e mantém o universo.
Pensamentos vagos surgem a todo instante do mundo das idéias e esmaecem rapidamente, dependendo da carga de energia com que foram criados e mantidos. Sonhos, por outro lado, são Continue lendo...

Obtendo Uma Visão Macro

Estamos imersos em um Universo onde tudo está inter-relacionado. Todo egoísmo, ganância e individualismo só existem na cabeça de pessoas ignorantes. Digo isso porque sei, e no fundo, todos sabem que dependemos uns dos outros para tudo. Não podemos produzir tudo aquilo que necessitamos. Portanto, não somos autossuficientes. Dependemos do trabalho do agricultor para nos alimentar. Dependemos ainda do carteiro, do padeiro e de tantos outros profissionais de suma importância que, às vezes, passam despercebidos.
Quando alguém menospreza o rapaz coletor de lixo, está tendo uma atitude desprezível diante do Universal. Todo aquele que se acha melhor que o pedreiro que construiu a casa onde habita, comete uma atitude reprovável pela Inteligência Infinita Continue lendo...

O Que Você Ama?

Em uma de minhas viagens pela internet encontrei por acaso uma transcrição do discurso de Steve Jobs, proferido na Universidade de Stanford, em 12 de Junho de 2005. Fiquei maravilhado com a concepção do CEO da Apple no que se refere às regras para uma vida vitoriosa. Além de sua refinada inteligência, Jobs revelou-se possuidor de uma sabedoria excepcional.
De maneira direta, sem medo de críticas ou prejulgamentos por parte dos formandos, Jobs dispara logo no início do discurso: “Eu nunca me formei numa universidade”. E enfatiza que aquele é o único evento de formatura que ele participara até então. Em seguida, pede licença aos formandos para contar três histórias de sua vida. Apenas três histórias.
Durante o discurso, Jobs narra Continue lendo...

Academia do Aprendiz © 2014-2017